Uma breve história da evolução do transporte por caminhões e o seu impacto na indústria

01/07/2022
caminhoneiro idoso

Conheça os impactos dessa evolução no presente e no futuro

Que os caminhões são importantes para manter a economia funcionando, ninguém tem dúvida. Indo mais além, o impacto social que a existência desse meio de transporte tem é expressivo, com números robustos, relacionados à empregabilidade, ao desenvolvimento das cidades e do interior do país.

São máquinas a serviço das necessidades das pessoas e do coletivo. No Brasil, respondem por mais de 60% de tudo o que circula no país, de itens essenciais como alimentos e combustíveis, à tecnologia e insumos específicos da indústria, conforme levantamento do portal de notícias Deutsche Welle.

São mais de 2 milhões de caminhões de carga circulando e garantindo a subsistência e o abastecimento nacional. Por isso, vamos conhecer um pouco mais de como tudo isso começou e como a evolução dos caminhões impacta o presente e o futuro.

 

Como tudo começou

Em 1807, o primeiro motor de combustão interna foi inventado e, anos depois, graças a ele, aconteceu a primeira revolução do transporte no mundo, antes realizado regionalmente a cavalo e em maiores distâncias pelo mar, lagos ou rios.

Não existiam leis que regulamentassem o transporte — ou seja, humanos que guiavam a carga e os animais eram muitas vezes explorados, em um tempo em que a qualidade e a expectativa de vida das pessoas eram bem menores.

Da invenção do motor de combustão interna até o primeiro caminhão, foram quase 100 anos. Em 1895, o alemão Karl Benz desenhou e construiu o primeiro protótipo de caminhão usando esse motor. Como deu certo, no mesmo ano Benz construiu o primeiro ônibus.

No ano seguinte, em 1896, Daimler-Motoren-Gesellschaft criou o primeiro caminhão com motor a gás, com 4 a 10 HP, o que permitia uma velocidade de 3 a 12 km/h, carregando até 6 toneladas, com bônus especial: marcha a ré.

Os caminhões começaram a incorporar as novas tecnologias da época. Com o término da Primeira Guerra Mundial, em 1914, o aperfeiçoamento dessas máquinas fez surgir grandes companhias como a Ford e a Renault, que permitiram a fabricação de caminhões e ônibus em série, mais acessíveis e seguros.

Algumas décadas se passaram e o Brasil também pôde experimentar o início da expansão do transporte rodoviário, ainda que de forma mais lenta e tardia. Porém, algumas empresas conquistaram tamanha excelência que passaram a integrar o rol de soluções internacionais em transportes de carga. É o caso da Covre.

A Empresa de Transportes Covre nasceu em 1969, quando, após adquirir veículos próprios, João Covre, que atuava no setor de transporte rodoviário de cargas, resolveu montar a sua própria empresa.

E é sobre essa história entrelaçada com a evolução do transporte e do abastecimento do país que falaremos a seguir.

 

Como a Covre acompanhou a evolução da indústria dos caminhões

Após ingressar no mundo dos transportes de carga, João Covre e seus filhos inauguraram a primeira filial da empresa na cidade de São Paulo. O objetivo era estar no principal centro empresarial do Brasil para expandir os negócios.

Na década seguinte, em 1980, a Covre modernizou a frota de caminhões devido ao crescimento expressivo da sua atuação. A empresa ganhou espaço e respeito, conquistando credibilidade no caminho de se tornar referência no transporte rodoviário de cargas brasileiro.

Nos anos de 1990, a Covre dá um salto para o comércio exterior, iniciando suas operações diretamente nos terminais retroportuários, com importações e exportações em contêineres e carga solta. Assim surgiram as filiais de Santos e Guarujá, com equipamentos de ponta, permitindo que a empresa pudesse oferecer transporte de contêineres, pré-stacking e armazenagem.

Ainda na década de 1990, a Covre comprou a propriedade de Limeira, interior de São Paulo, onde está localizada a atual sede da empresa.

A expansão e o fortalecimento de suas atividades seguiram na década de 2000. O terminal retroportuário de Santos passou então a oferecer transporte, pré-stacking e armazenamento para importação e exportação em novos campos de atuação. Outro ponto importante dessa fase foi a conquista da certificação Sassmaq para atendimento das indústrias química e agroquímica, tão expressivas no Brasil.

 

Excelência em transportes de carga

São 50 anos de atuação no mercado, a partir da evolução do sonho de um visionário em trabalhar com grandes veículos e levar o que fosse necessário de um ponto ao outro do Brasil. Hoje esse sonho foi além das fronteiras do país, graças ao comprometimento e à dedicação da equipe de colaboradores e às tecnologias empregadas nesse processo.

A Covre se consolidou como referência nos setores em que atua, nas 10 unidades atuais que atendem indústria, comércio e serviços dentro e fora do Brasil. Uma empresa que se orgulha da confiança dos seus clientes e das certificações mais recentes como a ISO 9001, a ISO 14001, Sassmaq e OEA.

É competência, visão de futuro, sustentabilidade, respeito e credibilidade em um mercado vital para a economia e a sociedade como um todo.

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