Frota própria ou terceirizada: entenda melhor a logística de transporte do agronegócio

12/08/2022


A logística no agronegócio pode ser impactada positivamente na locação de equipamentos

Processos logísticos bem planejados e executados trazem inúmeros ganhos aos negócios. Por outro lado, quando é mal gerida, a logística de transporte pode ser a causa da maior parte dos desperdícios e do prejuízo de uma empresa.

A tecnologia acompanha o crescimento e a importância do setor, mas em muitos casos, a terceirização da logística pode ser a solução, auxiliando a liberação do fluxo de caixa das empresas.

Dados da Associação Nacional dos Sindicatos e Representantes de Locadores de Máquinas, Equipamentos e Ferramentas (Analoc) indicam que alugar equipamentos logísticos pode gerar uma economia de até 20% para o setor agrícola.

Vamos entender o porquê.

 

O papel da logística no agronegócio

O agronegócio representa uma parcela importante do PIB brasileiro e cerca da metade de todas as exportações registradas. Especialistas afirmam que se os problemas relacionados ao escoamento dos produtos fossem resolvidos, esses números seriam ainda mais expressivos.

O papel da logística é vital. Afinal, de nada adianta uma grande produção se o transporte dessa produção não for eficiente. A dependência da logística para o agronegócio está, portanto, diretamente ligada aos resultados do setor.

 

Como escolher entre frota própria ou frota terceirizada

Decidir entre construir uma frota própria e terceirizar as demandas de logística não é tão simples.

Para que a decisão seja mais assertiva e respeite as peculiaridades da empresa, algumas métricas podem ajudar:

  • Qual é o orçamento disponível?
  • A empresa tem margem de lucro?
  • Qual é o volume de mercadorias atual e futuro?
  • Qual é a distância entre os centros produtivos e os pontos de escoamento da produção?
  • Em quanto fica o preço atual do caminhão?
  • Qual é o volume de impostos envolvidos?
  • Quais são os seguros necessários e seus custos?

Existem vantagens e desvantagens em ambas as opções. Enquanto a frota terceirizada pode ser mais “segura”, a frota própria tende a se pagar com o tempo.

A opção de frota híbrida também tem sido interessante para muitos modelos de agronegócio, por combinar vantagens e desvantagens de ambas as frotas e permitir uma comparação do desempenho.

Vamos conhecer melhor os aspectos positivos e negativos das duas modalidades:

 

Frota própria

A frota própria corresponde aos ativos de uma empresa utilizados para o transporte de mercadorias — caminhões, carros, carretas, garagens, oficinas e peças automotivas, além dos recursos humanos como motoristas e mecânicos.

As vantagens de se construir uma frota própria são:

 

Gestão centralizada e autonomia

A logística para o agronegócio possui muitas especificações e ter uma frota própria pode diminuir os problemas relacionados aos processos de trabalho.

Outra vantagem é que o gestor detém o controle e a autonomia de ponta a ponta da operação logística. Além disso, na resolução de problemas e imprevistos, é mais rápido tomar decisões em relação a ativos próprios do que solicitar a terceiros essa execução.

 

Menor custo a longo prazo

Tudo que é terceirizado proporciona lucro a outra empresa. Na construção de uma frota própria, a intenção é absorver a diferença lucrativa em longo prazo porque a intenção é ter a solução mais barata e específica, mesmo que leve um tempo para que se pague por completo.

Porém, é importante ter atenção às características de transporte que seu negócio requer. Em alguns casos, as transportadoras conseguem oferecer os serviços com preço abaixo dos custos que sua empresa teria.

 

Publicidade nos veículos

Um aspecto que nem sempre é considerado, mas é importante e lucrativo para a empresa, é a possibilidade de ter uma ação de marketing com sua frota própria.

A arte publicitária aplicada aos veículos traz grande visibilidade para uma marca e gera lucro para a empresa dona da frota. Um baú de caminhão é maior do que grande parte dos espaços publicitários disponíveis nas estradas e cidades.

Essa publicidade envolve uma troca de reputação. A dona da frota aluga os espaços para o marketing de outra empresa e, ao mesmo tempo, reforça sua imagem de segurança, higiene e prosperidade por meio de seus caminhões modernos e arrojados.

Porém, é claro que as desvantagens também devem ser observadas. Para ter uma frota própria, o investimento inicial é bem maior, a variação nos custos vai interferir nessa construção e é preciso estar preparado para a complexidade operacional envolvida.

 

Frota terceirizada

Para se ter uma frota terceirizada, é preciso contratar um ou mais transportadores para gerenciar a logística de escoamento e produção da empresa. Pode ser composta por Transportadores Autônomos de Cargas (TACs), Operadores de Transporte Multimodal (OTMs) ou transportadoras convencionais.

Algumas das principais vantagens da frota terceirizada são:

 

Baixo investimento inicial

A infraestrutura de uma frota terceirizada livra a empresa de compras de equipamentos e caminhões, de contratar motoristas e operadores, além de representar um custo inicial bem menor.

É certamente a melhor opção para quem não tem grandes recursos para investimento inicial e para quem busca baixo risco nas operações logísticas.

 

Custos fixos

Previsibilidade é um fator valioso, quando se pensa em gestão logística. Quando uma frota é terceirizada, as transportadoras geralmente trabalham com preço fixo e em prazos importantes, absorvendo os riscos e variáveis econômicas e específicas envolvidas como acidentes, problemas mecânicos, multas e roubos.

 

Gestão simplificada

Terceirizar a frota deixa o departamento de logística e também o de RH livre de muitos processos, imprevistos e burocracias relativas ao gerenciamento de transporte.

Assim, essas equipes poderão ganhar tempo, disponibilidade e produtividade para realizar outras etapas inerentes às suas atuações.

Porém, há desvantagens. Uma delas é a necessidade de monitoramento da movimentação de suas mercadorias pela terceirizada, atentando ao desempenho logístico previsto em contrato. Não monitorar pode comprometer toda a operação logística.

Outra desvantagem é a menor autonomia gerencial com limites pré-estabelecidos. Numa frota terceirizada, ainda que o insumo transportado seja da empresa, as regras da logística são de responsabilidade de outra equipe de gestão.

 

Qualidade e economia

Ao escolher o modelo logístico para a sua empresa, é preciso considerar os aspectos mencionados e contar com a ajuda de quem entende do assunto.

A Covre é especializada em logística de transporte, oferecendo não só veículos equipados com tecnologia de ponta, mas também armazéns que facilitam o escoamento e a estocagem da produção.

Seja para cultivo, plantação ou transporte, a terceirização da logística no agronegócio deve ser feita por quem entende do assunto.

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