Data driven e a transformação dos processos logísticos

11/08/2022


Pensar de forma estratégica e inovadora garante o futuro das transportadoras. Conheça o data driven, método de análise de dados que otimiza a tomada de decisões nos processos logísticos.

A transformação digital está batendo à porta de diversos segmentos de negócios e para o ramo logístico não seria diferente. Com a evolução do mercado, cada vez mais as transportadoras procuram meios de estarem atualizadas e com seus processos em dia com a tecnologia.

Como forma de tornar esses processos cada vez mais assertivos, as empresas têm utilizado um modelo de gestão de negócios chamado data driven, que consiste nas análises de dados para tomada de decisões dos negócios.

De maneira geral, esse método que está diretamente ligado com a Logística 4.0, baseia-se nos conceitos de BI (inteligência de negócios), aplicativos e softwares de gestão para oferecer ao gestor um panorama de todos os aspectos da empresa: financeiro, comercial, logístico, entre outros.

Dessa forma, o gestor pode tomar decisões e executar tarefas com base nos dados já analisados, com escolhas mais assertivas e mínima chance de erros.

Quer saber como esse método de negócio pode auxiliar na gestão do processo logístico? Confira no artigo abaixo.

 

O potencial do data driven no setor de transportadoras

As transportadoras atuam com grande responsabilidade na jornada de produção e vendas do mercado. Por esse motivo, é indispensável que esse setor esteja sempre em evolução, buscando a melhor forma de atender seus clientes e otimizar seus processos.

O data driven tem capacidade de transformar a rotina das empresas e traz inúmeras melhorias em todos os tipos de processos dentro das transportadoras.

Para otimizar recursos financeiros e de tempo, é preciso que os gestores saibam tomar decisões estratégicas na gestão dos negócios.

É possível imaginar o seguinte cenário: toda e qualquer rota de transporte gera dados de rastreamento, gastos de combustível, custos em geral, mecânica, tempo da viagem, quilometragem dos percursos, entre inúmeras outras informações.

O data driven permite que esses dados sejam analisados de forma unificada, oferecendo informações sobre o desempenho da frota para que os gestores possam tomar decisões com planejamento adequado para cada tipo de situação.

Essa ação faz com que as atividades funcionem de forma a gerar economia de recursos financeiros, otimizando o processo logístico.

 

Data driven na logística: objetivos e desafios

O principal objetivo do data driven no processo logístico é oferecer ao gestor uma análise completa dos negócios, a fim de tornar a tomada de decisões mais segura.

Quando é oferecida uma visão geral de todas as etapas que estão ligadas à logística da transportadora, o planejamento das atividades torna-se mais dinâmico.

Dessa forma, o gestor passa a poder entender os pontos fortes e fracos da empresa, o potencial de atuação, o funcionamento do mercado e dos concorrentes, além de ter uma análise aprimorada para definição de metas e resultados a serem alcançados.

Para que esse tipo de metodologia possa ser aplicado na empresa, é exigido de todo o time de colaboradores uma mudança no formato de atuação. É nesse momento que a maioria das empresas encontra os desafios da implementação do data driven nos seus processos internos.

Muito mais do que apenas uma mudança na cultura da empresa, a utilização de inteligência artificial desafia as equipes de TI para que sejam encontrados os softwares e procedimentos ideais junto ao cenário de cada empresa.

 

5 principais vantagens da gestão data driven

Ainda que apresente desafios às empresas, a implementação do data driven oferece inúmeros benefícios que prometem tornar os processos logísticos cada vez melhores.

 

1. Tomada de decisões assertiva

A tomada de qualquer decisão dentro de uma empresa é baseada em análises e estratégias. Com a dinâmica que o data driven propõe, esse processo fica muito mais fácil e assertivo, minimizando as chances de erros.

 

2. Transparência na relação com os clientes

É fundamental que as transportadoras trabalhem de forma transparente com seus clientes. Os dados já analisados por meio do data driven podem ser disponibilizados para conferência, podendo já oferecer previsões com base no histórico de determinada atividade.

 

3. Otimização de recursos

A assertividade nas escolhas durante o processo logístico oferece economia de recursos financeiros e de tempo. Sabendo tomar as decisões certas para cada tipo de situação, a empresa poderá diminuir o tempo de execução das atividades e aumentar o faturamento.

 

4. Rápida identificação de problemas

Imprevistos acontecem, porém com a análise de dados feita de forma mais precisa e criteriosa, a empresa poderá rapidamente encontrar a raiz do problema e trabalhar na elaboração de um plano de ação para resolver a situação.

 

5. Melhora na logística interna

Por meio dos monitoramentos de dados e análise das informações, as empresas poderão criar estratégias de aperfeiçoamento nos processos internos, atuando no desenvolvimento de novos modelos de administração com tecnologia e inovação.

 

A implementação do data driven nos processos logísticos

Sabendo dos benefícios que o data driven traz para a gestão dos processos logísticos, é importante ter em mente o passo a passo para implementação desse modelo de negócio nas transportadoras. Veja abaixo:

 

Definição dos objetivos

O primeiro passo antes de iniciar a análise dos dados de fato é definir os objetivos e metas a serem alcançadas com a implementação do data driven nos processos da empresa, sejam eles objetivos financeiros, metas comerciais ou outros.

 

Mapeamento das métricas

Para auxiliar a medir os resultados e avaliar se os objetivos e metas foram atingidos, o segundo passo do processo é definir os indicadores-chave de desempenho (KPIs) para acompanhamento das métricas.

 

Análise da maturidade dos dados

Nessa etapa são analisados os níveis de maturidade dos dados e compreensão da utilidade de cada um deles para o funcionamento das atividades da empresa.

 

Planejamento das ações

A última etapa da implementação é a criação do planejamento de coleta, análise e uso dos dados para que possam ser aplicados nos processos de melhorias da empresa.

 

Data driven é o futuro da logística

Cada vez mais o mercado exige inovação e novas tecnologias. Por esse motivo, seguir as tendências que a transformação digital propõe é um item indispensável para garantir o sucesso das empresas.

As transportadoras fazem parte de uma fatia expressiva no setor logístico e de suprimentos, atuando como um meio de campo entre a indústria e o mercado.

O data driven chega como o que pode tornar-se o maior aliado na otimização dos processos logísticos, trazendo inovação, otimização de recursos e o bônus de inserir empresas no ramo da Logística 4.0.

Mesmo com desafios na sua implementação, o data driven oferece vantagens expressivas que podem transformar a rotina dentro das grandes transportadoras, inovando cada vez mais no setor logístico.

« Voltar