Como escolher a empresa ideal para o transporte de contêineres

07/11/2022


Uma modalidade de transporte segura, com custos mais baixos e simplicidade por meio da padronização de normas

O transporte de contêineres é uma modalidade fundamental para a logística em diversos segmentos devido à praticidade e à capacidade de carga envolvida. Trata-se de uma forma de transportar equipamentos, insumos, veículos, produtos industriais e toda ordem de materiais por via marítima, terrestre ou híbrida.

Apesar de ser uma modalidade bastante difundida, é também muito especializada. Requer veículos específicos e cumprimento de normas rígidas em âmbito estadual, federal e internacional.

Todo o processo parte do uso de contêineres, que são unidades de transporte de carga (CTUs), que permitem movimentação em todas as partes do mundo, de acordo com um padrão de estandardização (ISO). São espécies de cofres que dão unicidade à carga para transporte modal especializado em navios, vagões, barcaças e caminhões, desde que as docas e as vias utilizadas tenham equipamentos específicos para as suas operações.

Para entender melhor como funciona o transporte de contêineres, sua importância, quais as legislações envolvidas, estrutura necessária, vantagens e especificações, confira o artigo completo preparado pela Covre.

Como funciona o transporte de contêineres

Quando a carga é muito volumosa, o contêiner quase sempre é uma excelente opção. Ele promove grande capacidade de logística numa única remessa, flexibilidade, armazenamento e manutenção de qualidade, além de velocidade no processo e segurança para o produto que está sendo transportado, geralmente, a custos mais baixos.

Para facilitar a logística, o padrão ISO 668 – utilizado nas cargas de contêiner como norma internacional – junta informações como código de produto, tipo, tamanho e número de identificação. Dessa forma, cada contêiner parte com uma identidade exclusiva e um código de classificação que o torna uma unidade de transporte única, que pode ser gerenciada de forma mais simples e versátil.

O contêiner é um compartimento grande e resistente, geralmente feito de aço, alumínio ou fibra, com longa vida útil, projetado para suportar muito peso, resistir ao mau tempo, tempestades, quedas e outras intempéries. Pode durar mais de 100 anos e tem utilidade nos modais terrestre, marítimo e aéreo.

Quando o contêiner sai em direção ao destino, muitas vezes ele passa por modais marítimos, terrestres (férreo ou rodoviário) ou ainda aéreo. Em quase todos os casos, ele vai depender do transporte rodoviário para atingir o destinatário final. Não é possível simplesmente abrir o contêiner num porto ou aeroporto, retirar a mercadoria e ir embora. Isso atrasaria toda a logística desses locais e também modificaria a capacidade de carga de todo o processo.

Por isso, uma das grandes preocupações ao avaliar o transporte de contêiner é a parte rodoviária, por mais curta que seja, principalmente no início e no final da viagem. Trata-se da parte essencial de conexão com os demais modais de transporte, a fim de não quebrar a cadeia de suprimentos.

Uma das formas mais comuns de transportar contêineres em longo percurso é por via marítima, assim como é comum transportá-los por rodovias e estradas após o desembarque nos portos. Pensando nessa modalidade híbrida, o transporte de cabotagem é uma opção bastante relevante para a logística, já que prevê o transfer de uma carga entre portos do mesmo país sem perder a costa de vista. No Brasil, é muito comum entre os portos das regiões Sul e Sudeste.

Porém, o transporte marítimo nem sempre é o mais rápido e o mais em conta. Quando a distância entre os portos é pequena ou quando os contêineres precisam ser levados para armazenagem longe do litoral, a melhor alternativa costuma ser o caminhão.

Nesse caso, a empresa de logística precisa estar preparada. Veremos os requisitos e detalhes mais adiante.

Vantagens do transporte de contêiner

O transporte de carga por contêiner tem muitos benefícios, sendo alguns comuns a quase todas as situações. Confira as vantagens que tornam sua aplicação um diferencial importante para empresas que queiram se manter competitivas:

  • agilidade;
  • redução de custos;
  • proteção da mercadoria;
  • redução de despesas com embalagens;
  • seguro mais barato;
  • logística mais organizada e padronizada;
  • maior espaço disponível para cargas.

Quando se pensa na parte rodoviária desse transporte, as vantagens são a redução de circulação das mercadorias, a flexibilidade, a melhoria da eficiência e a conveniência, além da rapidez para curtas e médias distâncias.

A seguir, mais detalhes sobre as vantagens globais do transporte de contêineres:

Capacidade de carga

Os contêineres têm maior capacidade de carga, se comparados a outras unidades de transporte. São maiores e têm mais espaço para diferentes categorias de materiais e produtos. Essa amplitude de carga garante às empresas o transporte de itens de maior proporção, em alguns casos, impossível por outros métodos. É o caso de máquinas pesadas, equipamentos de grandes dimensões e grandes quantidades de insumos e produtos.

Os contêineres permitem que as cargas sejam fracionadas e transportadas sem comprometer a integridade e a segurança, principalmente quando se pensa em internacionalização de processos e comércio exterior.

Segurança

O transporte por contêiner é uma das maneiras mais seguras para se transportar cargas, por ser feito de material resistente e inviolável. As chances de avarias e perdas dentro de um contêiner são mínimas, mesmo em condições adversas.

Outra razão para ser considerado seguro é que os veículos que transportam contêineres têm bem menos chances de ser alvejados por criminosos. O conteúdo do contêiner é sigiloso e, portanto, desconhecido pelos próprios transportadores e, tampouco, pelos ladrões. Você pode não saber, mas os contêineres só podem ser abertos na origem, pelo próprio remetente ou vendedor, na alfândega e no destino final, pelo comprador.

Contêineres têm mecanismos de travamento resistentes, que evitam que a carga se espalhe. Isso reduz perdas e violações. Além disso, por serem fabricados com aço ou outros materiais muito resistentes, suportam condições climáticas extremas, fortes impactos, colisões e outras intempéries, o que faz dos mesmos o método de transporte preferido na logística internacional.

Redução de custos

Contêineres podem ser transferidos com rapidez para outros modais de transporte, poupando tempo e demandando menos espaço dos locais de logística, o que reflete nos custos operacionais.

A resistência dos contêineres evita acidentes e, consequentemente, prejuízos comuns no manuseio, diminuindo perdas e gastos adicionais. Os custos logísticos de transporte de contêineres são otimizados pela facilidade do emprego intermodal, que é mais barato e padronizado.

Movimentar a quantidade de carga fracionada em um contêiner custa, em média, 20 vezes menos do que por meios tradicionais. Essa economia cria uma escala competitiva, com fortes razões para que o contêiner seja escolhido.

Todas as questões acima dão ao contêiner o status de preferido para o transporte de longas distâncias, permitindo o movimento de grandes volumes de carga a um custo mais baixo, o que é vantajoso para empresas de diversos setores, principalmente as que lidam com cargas a granel e de itens de grandes proporções ou valores elevados.

Benefícios fiscais

O contêiner é considerado muito mais do que um meio de transportar mercadorias. Graças aos seus dispositivos de segurança aduaneira e às normas técnicas e de segurança envolvidas, é um equipamento de veículo transportador vantajoso também pelas questões fiscais exclusivas.

Para utilizá-lo, é preciso seguir com rigor as convenções internacionais ratificadas pelo Brasil, as condições técnicas previstas em legislações específicas e os itens de segurança padronizados. Tudo isso pode parecer burocrático e até oneroso. Porém, é exatamente ao contrário. Ele traz redução de impostos e simplificação da documentação exigida.

Versatilidade e flexibilidade

O transporte de contêiner pode ser utilizado para produtos industrializados, a granel, como arroz e milho, veículos, equipamentos pesados, peças de turbinas e veículos de grande porte, entre outros.

Importante lembrar que cada contêiner é uma unidade de carga independente, com dimensões que respeitam os padrões e as normas internacionais.

Por essas razões, são usados para transportar uma variedade de mercadorias e insumos, podendo ser adaptados para carga seca (commodities), carros, manufaturados, cargas líquidas, perecíveis, produtos perigosos, produtos químicos ou refrigerados, desde que os recipientes sejam descartados para reciclagem ou reúso para outros fins.

Portanto, são meios de transporte versáteis e flexíveis, comumente usados para envio de lotes grandes e a longas distâncias, podendo ser adaptados para entregas de pequena remessa em destinos mais próximos por meio de fracionamento.

Velocidade

A conteinerização tem as vantagens de simplificar significativamente o transporte de mercadorias, tanto para o remetente quanto para o destinatário. A documentação de carga e sua exibição não precisam estar abertas, o que agiliza o despacho. Em outras palavras, as informações detalhadas já estão na parte externa do contêiner, facilitando os trâmites alfandegários, sobretudo de alguns anos para cá, com o uso de códigos de barras e QR Code.

As operações de transbordo são rápidas e simplificadas, com tempo de resposta nos portos reduzido, oferecendo às empresas de logística celeridade e interconexão a custos mais baixos, disponibilizando uma ampla gama de opções de transporte para cada tipo de mercadoria.

Há ainda a vantagem da rapidez dos navios de contêineres, que são mais velozes do que os de carga regular.

Armazenagem

Um dos grandes gargalos da logística é a armazenagem. Quando se usa contêineres, o espaço é automaticamente otimizado, porque eles podem ser empilhados, reduzindo a densidade da carga.

Outra vantagem é que contêineres são seus próprios depósitos, protegendo a carga por meio de métodos próprios e simplificados de embalagens, menos onerosos, sobretudo quando se pensa em bens de consumo.

Além disso, a capacidade de empilhamento no solo, em trens e em navios – podendo ser dupla – é uma vantagem de padronização e integração de espaço.

Manutenção

Por fim, contêineres são seguros, com fácil manutenção e baixos custos, oferecendo grande proteção à mercadoria.

Uma vez lacradas, as mercadorias estão protegidas de intempéries, incêndios, variações bruscas de temperaturas, roubo e impactos. São CTUs que dispensam um controle de carga mais efetivo, facilitam a manutenção e reduzem riscos comuns em outros tipos de transporte.

Trata-se de uma opção viável, que aumenta a eficiência logística, sobretudo para o comércio internacional.

Porém, para aproveitar todas essas vantagens, é fundamental contar com empresas parceiras especializadas no processo, que saibam responder às especificidades de cada cliente com o cuidado necessário, inclusive em relação à documentação e amarrações apropriadas.

A importância de escolher uma transportadora adequada

As empresas que oferecem transporte de contêineres, de forma geral, precisam observar dois pontos principais: a frota deve estar preparada para esse tipo de carga; e os contêineres devem ser adequados para as necessidades.

O ideal é que se utilize caminhões do tipo “bug”, veículos que, quando aliados a um porta-contêiner, tornam-se capazes de suportar o peso e as dimensões de todos os modelos e tipos de contêineres. Isso garante que as necessidades operacionais e logísticas específicas de cada cliente sejam atendidas com segurança e precisão, sem margem para erros e acidentes.

Apesar de parecerem todos iguais, com dimensões padronizadas de 20 ou 40 pés, cada contêiner tem diferença de acordo com a carga a ser transportada e essas peculiaridades precisam ser observadas pelas transportadoras. Os principais tipos de contêineres são:

  • contêiner dry: o mais comum de todos, é utilizado para transportar qualquer tipo de carga seca;
  • contêiner high cube 40 pés: bastante utilizado, possui a diferença em relação à altura – é mais alto que o container dry. Também destinado a transportar cargas secas, mas em maiores quantidades;
  • graneleiro dry: transporta grãos e commodities, como carvão, soja, açúcar e sementes;
  • contêiner ventilado: com laterais próprias para ventilação, transporta cargas que necessitam de ar circulando;
  • contêiner refrigerado: oferece equipamento próprio para refrigerar outras cargas que requerem temperaturas constantes abaixo de zero ou até mesmo cargas que necessitem de temperatura controlada, como carnes, peixes e frutas;
  • contêiner open top: sem a parte superior, ou seja, com o teto aberto e coberto por lonas. É indicado para cargas que não passam pelas portas do contêiner, como máquinas, pedras e outros materiais de construção;
  • contêiner flat rack: sem a parte superior e as laterais. É indicado para cargas com excesso de dimensões, como máquinas e equipamentos;
  • contêiner isotank: utilizado para o transporte de cargas líquidas a granel, como óleos, gorduras, extratos, sucos, combustíveis e outros.

Veículo certo

Após a escolha do contêiner que melhor atende à demanda de carga do cliente, é preciso escolher o caminhão correto e verificar se a empresa responsável possui o veículo ou precisará sublocar, ou até adquirir, conforme frequência das necessidades dos clientes.

Como dito acima, um caminhão utilizado para transportar contêineres possui peculiaridades e é muito importante verificar se a empresa responsável pela logística está preparada para atendê-las.

Além dos caminhões do tipo “bug”, o chassi dos veículos específicos para transporte de contêineres é mais leve que os demais, devido à estrutura simples. São geralmente carretas de baixa manutenção, com reboques especiais para carregar e descarregar os contêineres.

Como escolher a transportadora ideal para o meu contêiner?

Sabendo das características básicas que uma transportadora deve ter para estar apta para a logística envolvendo contêineres, chegou a hora de escolher a empresa mais alinhada com as necessidades dos clientes.

É preciso sempre manter em mente que o transporte de contêineres pelas estradas e rodovias é inevitável, por menor que seja o percurso, devido à conexão entre origem e destino da carga ser quase sempre combinada com outros modais – marítimo, aéreo ou ferroviário. A correta escolha da empresa de logística é, portanto, uma decisão que garante um processo eficiente e seguro.

A Covre é especialista em transporte de contêineres e possui características que se adequam às mais diversas necessidades de empresas de portes diferentes, para transporte de todos os tipos de carga. São elas:

  • Transporte especializado em comércio exterior;
  • Terminais retroportuários nas duas margens do Porto de Santos, o mais movimentado do país, integrante do maior complexo portuário da América Latina;
  • Equipamentos de movimentação de contêineres tipo Reach Stacker;
  • Ova e desova de contêineres;
  • Frota moderna e diversificada;
  • Armazéns com estrutura projetada para atender diversidade de cargas, como blocados, porta-paletes e drive-in;
  • Sistema de gestão warehouse, que garante acuracidade em tempo real;
  • WMS com capacidade de variações na forma de expedição;
  • Sistema de docas que permite o carregamento dos mais variados modelos de veículos;
  • Contrato permanente com empresa especializada em atendimento a emergências químicas e ambientais;
  • Pátios iluminados;
  • Presença ostensiva de segurança armada 24h;
  • Portaria blindada para pedestres e veículos;
  • Equipamentos de proteção no perímetro;
  • Câmeras de vigilância.

Quais as legislações e normas vigentes para o transporte de contêineres?

O transporte de contêineres por via rodoviária no Brasil está vinculado ao Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que estabelece regras para esse tipo de movimentação. A empresa de logística deve atender às resoluções relativas ao registro de veículos, identificação de cada um para circulação, autorização especial para caminhões altos, além de prever infrações para o descumprimento das normas.

Importante destacar que as normas e regras de movimentação dos contêineres podem variar, conforme o tipo de mercadoria transportada e no Estado em que ocorrerá. Por isso, é fundamental manter a legislação logística atualizada.

Atualmente, a Resolução de 812 do CONTRAN e a Lei 9.611/98 determinam as regras para o transporte de contêiner e outros modais. São itens que especificam o tamanho máximo do chassi, limite de peso, segurança, inviolabilidade dos lacres, manutenção das mercadorias que estão em transporte, entre outros.

No caso da movimentação de contêiner com altura superior a 4,40 metros, é necessária uma Autorização Especial de Trânsito (AET), que tem validade máxima de um ano. Entende-se que o contêiner é uma carga pesada que exige caminhões com características especiais. Por isso, estar adequado às normas é imprescindível.

As empresas transportadoras geralmente recebem a classificação de Operador de Transporte Multimodal, tendo a responsabilidade de emitir o Conhecimento de Transporte Multimodal de Carga (CTMC) indicando a finalidade daquele transporte, descrevendo os modais pelos quais a carga passará sempre que forem utilizados contêineres para armazenamento de bens transportados por modalidades viárias diferentes.

A Resolução 812/2020 prevê que apenas veículos denominados porta-contêineres (VPC) estão aptos a realizar esse tipo de transporte. Porém, é necessária a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Licenciamento Anual (CLA) com o devido fim, sob pena de aplicação de penalidades.

A importância de ter uma transportadora com armazenagem de carga

Ficou clara a importância de uma transportadora quando o assunto é contêineres? Tão importante quanto a habilitação e especialização dessa empresa para realizar a logística rodoviária, é pensar na armazenagem de carga.

A Covre possui longa experiência no transporte de contêiner, oferecendo uma área de carga segura, ampla, com serviços de apoio 24h para que suas mercadorias estejam preservadas, não importa o tamanho e o tipo delas.

Entre em contato com a Covre e realize o transporte de contêineres com quem entende do assunto.

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