Cinco dicas para um planejamento logístico eficiente e assertivo
Cinco quesitos que a sua empresa deve levar em consideração na hora de planejar e gerenciar a operação logística
A empresa pode comercializar um produto ou serviço de qualidade, apresentar soluções inovadoras e ter destaque no mercado. Mas se não conseguir viabilizar a entrega daquilo que foi adquirido pelos clientes, todo esse esforço pode ser em vão. Por isso, é tão importante investir em planejamento logístico.
No mundo empresarial, logística é tudo aquilo que envolve as formas de armazenamento dos produtos na empresa e seu transporte até o consumidor final. É uma área presente de uma ponta a outra dessa cadeia, sendo responsável por pensar estratégias desde o recebimento da matéria-prima e a embalagem mais adequada, até a sua melhor forma de distribuição. Qualquer falha neste processo pode gerar danos imensuráveis para a empresa e afetar negativamente o seu orçamento e reputação.
Neste artigo, separamos cinco dicas cruciais para você acertar nesse processo.
Os cinco passos para um planejamento logístico certeiro
Investir em um bom planejamento logístico traz vantagem competitiva e ajuda a consolidar serviços no mercado. É um processo que permite identificar todos os fatores que venham a interferir no desempenho, de forma a contornar os problemas antes que eles aconteçam. Além disso, esse planejamento trabalha para melhorar a eficiência da empresa, garantir a disponibilidade de insumos e produtos, organizar o fluxo das mercadorias e reduzir custos.
Afinal, uma logística eficiente impacta diretamente na experiência de compra e na satisfação do cliente – e, como consequência, também no resultado das vendas. E é preciso considerar que a expectativa do consumidor está cada vez maior. O cliente deseja um produto de qualidade, entregue de maneira rápida e que seja exatamente como ele imaginou que seria.
Aprender como fazer um planejamento logístico eficiente é fundamental para atingir a excelência na empresa. Neste artigo vamos demonstrar como a sua empresa pode começar e o que ela deve considerar nesse processo.
1. Ter fornecedores confiáveis
Lidar com fornecedores faz parte da rotina da maioria das empresas. Afinal, é comum terceirizar alguns insumos, matérias-primas e ferramentas para facilitar e agilizar as etapas de produção da empresa.
Para evitar dores de cabeça no futuro, é preciso fazer boas escolhas. Isso porque qualquer atraso ou problema interno que o fornecedor pode vir a ter afeta diretamente o bom andamento da sua empresa. Por isso, muito além do menor preço, é importante que os parceiros demonstrem ter boa capacidade técnica, produtiva e financeira. Isso além de excelência na entrega, flexibilidade em negociação e comprometido com prazos.
2. Criar uma boa gestão de estoque
Manter um estoque de mercadorias em níveis ideais é um desafio para qualquer empresa. Afinal, uma quantidade de estoque muito grande pode dificultar a estocagem, elevar os custos e aumentar as chances de os produtos sofrerem avarias – principalmente em relação ao prazo de vencimento. Por outro lado, um estoque muito pequeno pode não ser suficiente para atender a demanda.
Ou seja, tanto excessos quanto faltas podem gerar prejuízo. É aí que entra a gestão de estoque, que, feita adequadamente, mantém o devido equilíbrio. É uma dinâmica que exige boa capacidade da empresa em analisar suas próprias demandas.
Para fazer esse gerenciamento, é crucial apostar em métricas que ajudam a medir os processos e as necessidades de forma quantitativa e, também, a criar um padrão de qualidade a ser alcançado.
3. Focar em embalagens adequadas
Armazenar produtos em grandes estocagens, depois enviá-los ao consumidor e, ainda, fazer tudo isso com eficiência e a um baixo custo, é um dos principais objetivos do planejamento logístico.
Porém, isso não basta. É preciso pensar também na integridade física da mercadoria durante todo o trajeto até o consumidor. E isso envolve o uso e a escolha de embalagens adequadas e capazes de proteger o produto dos riscos do transporte e garantir que ele chegue em perfeito estado no seu destino.
A empresa precisa pensar, por exemplo, como acondicionar da melhor forma cada perfil de mercadoria, principalmente aquelas mais frágeis e que necessitem de cuidados especiais. Quando não se tem atenção suficiente a esse quesito, ocorrem grandes prejuízos, tanto financeiros quanto reputacionais.
Embalagens inadequadas aumentam as chances de fazer o produto quebrar, trincar, amassar ou apresentar outra avaria qualquer. O resultado pode ser irreparável: a empresa não apenas perde o produto em si, como também terá despesas com a chamada logística reversa e, ainda, com o envio de um novo produto para o consumidor.
4. Garantir a boa comunicação entre os setores envolvidos
Para todas as etapas que compõem o processo de logística acontecerem corretamente, é importante que também haja boa integração e comunicação clara entre os diferentes setores da empresa.
Isso porque o setor apresenta um volume imenso de informações que precisam ser monitoradas em tempo real, para garantir o bom funcionamento de toda a operação logística. Dessa forma, é fundamental que os dados relacionados à movimentação das mercadorias – como a sua venda, a emissão de nota fiscal eletrônica e a entrada no estoque, por exemplo – estejam sempre atualizados e acessíveis a todos os interessados.
Afinal, qualquer informação mal compreendida ou comunicada com atraso pode interferir diretamente na qualidade das atividades executadas e acabar comprometendo o resultado.
Investir em tecnologia ajuda muito nessa questão. Alguns softwares de gestão integrada conseguem auxiliar no acesso às informações e otimizar a comunicação entre as áreas, tornando-se um verdadeiro diferencial para o planejamento logístico.
5. Contar com um transporte eficiente
Por fim, o coração da operação logística – o transporte propriamente dito – também precisa receber uma atenção especial da empresa. Isso porque é a última etapa do processo, exatamente aquela que compreende o momento em que o produto sai das dependências da organização e caminha na direção do seu maior interessado: o consumidor final. Esse trajeto, portanto, precisa manter a integridade do produto tal qual ele estava quando saiu do estoque.
Para isso, é preciso considerar o tipo de veículo adequado e, também, mais rápido, para não atrasar a entrega e garantir que ela seja feita dentro do prazo estipulado. Em razão de todos esses fatores, muitas empresas costumam terceirizar esse serviço, em vez de manter sua própria frota.
Quando isso acontece, é importante que a empresa escolha uma transportadora eficaz e de confiança para garantir que o produto seja entregue em perfeitas condições. Se esse é o caso da sua empresa, a Covre é uma transportadora qualificada para trazer todas as soluções e resultados que seu negócio precisa.
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