A Indústria 4.0 construindo o futuro da cadeia de suprimentos

20/12/2021


A presença da tecnologia na supply chain permite análise de grande quantidade de dados, com redução de erros e decisões mais assertivas, fatores fundamentais para o bom desempenho nos setores químico e petroquímico.

 

A implementação de novas tecnologias conectadas ao conceito de Indústria 4.0 traz insights valiosos para toda a cadeia de suprimentos (supply chain). Uma verdadeira transformação, na qual a inteligência dos dados surge como aliada para o melhor desempenho de todo o processo fabril.

De acordo com a empresa de consultoria McKinsey, até 2025 tais inovações podem reduzir custos de manutenção de equipamentos em até 40%. A pesquisa foi divulgada pelo Portal da Indústria, e também aponta para a diminuição no consumo de energia entre 10% e 20%, além do aumento na eficiência do trabalho a índices que vão de 10% a 25%.

Esses números refletem diretamente o melhor entendimento sobre as necessidades do consumidor moderno – fator decisivo para que a indústria saiba o que e quanto produzir, com menos falhas e erros. Falamos de elementos indispensáveis – tanto para o setor químico, quanto para o petroquímico – e capazes de alavancar as empresas do Brasil no mercado estrangeiro.

Entenda melhor como tudo isso funciona!

 

Os impactos da Indústria 4.0

Inteligência Artificial (AI), Machine Learning, Big Data e Computação na Nuvem são realidades que fazem parte de muitas organizações já adaptadas ao universo da tão comentada Indústria 4.0. O termo é uma referência à chamada Quarta Revolução Industrial, representativa de uma nova era dos processos produtivos, na qual esse conjunto de tecnologias busca tornar as fábricas mais inteligentes por meio da organização e da melhoria de processos.

A primeira vez que o termo Indústria 4.0 veio a público foi durante a Feira de Hannover de 2011, em que a união entre o físico e o virtual passou a chamar a atenção do mundo. O modelo traz a inovação e a interconectividade às fábricas em uma cadeia de valor altamente integrada, com redução do trabalho manual.

Além disso, a utilização desses novos recursos tecnológicos permite a captura e análise de grande quantidade de dados, automação de processos e redução de erros. Iniciativas que refletem diretamente nos padrões de produção e nas relações de trabalho, bem como no contexto econômico e social.

Nos setores químico e petroquímico brasileiros, a expectativa é de que essa transformação aprimore as fábricas para competir com players globais nas cadeias de valor, tendo em vista fatores como:

  • Diminuição dos tempos de operação
  • Otimização de ciclos de limpeza
  • Previsão de incrustação em trocadores de calor
  • Redução de emissões poluentes
  • Economia de energia

Outro ponto a ser destacado é a criação de novos cargos, com maior procura por mão de obra especializada, tanto em análises químicas como em instrumentais automatizadas, ou em produtos poliméricos e em sua reciclagem. Ou seja, novas possibilidades se abrem!

 

A cadeia de suprimentos dos novos tempos

Os impactos da indústria do futuro também podem ser sentidos na supply chain, com mudanças significativas no panorama de atuação das empresas. Assim, temos a Cadeia de Suprimentos 4.0, que também conta com o uso estratégico de dados para garantir aos gestores mais qualidade nas decisões, ajustando o sistema às exatas necessidades e demandas do consumidor.

Trata-se de um modelo de gestão totalmente alinhado com o que o mercado atual precisa, com efeitos muito positivos na relação entre varejo, indústria e distribuidores, uma equação que rende benefícios, como redução de custos, otimização de espaço e melhora na entrega de valor ao consumidor – e cliente satisfeito é cliente fidelizado.

A partir desse novo panorama, a Cadeia de Suprimentos 4.0 proporciona a interoperabilidade entre os agentes que a compõem, apoiando-se em sistemas de gestão, softwares e conceitos inovadores como o de aprendizado da máquina e a Inteligência Artificial. Sendo assim, formam-se extensas cadeias produtivas capazes de englobar agentes em várias localidades, com diferentes características e portes.

Tudo isso é feito de maneira ajustada ao perfil de consumo atual, no qual as informações coletadas estruturam uma base de maior eficiência em todos os elos ligados à supply chain, a partir de processos mais bem elaborados e executados. Portanto, menos erros produzidos desde a produção e o fornecimento, até a logística, o transporte e a distribuição, fatores essenciais para fugir das consequências negativas no orçamento das empresas, rumo a uma maior lucratividade.

 

Tecnologias que farão a diferença

Entre as diversas tendências tecnológicas voltadas à Cadeia de Suprimentos 4.0, podemos citar três exemplos que fazem toda a diferença na otimização dos processos. Confira!

Inteligência Artificial (IA)

Os dados, coletados via sistemas e softwares, já são peças-chave para a tomada de decisões em muitas empresas. Podemos citar os relacionados ao desempenho, além de informações comerciais para que gestores decidam qual a melhor maneira de produzir, fornecer, distribuir e atender o consumidor. A Inteligência Artificial promove o melhor aproveitamento dessas métricas, permitindo, por exemplo, ajustar o nível de estoque, mantendo os produtos certos e em quantidade suficiente.

Cadeias focadas no cliente

O ideal 4.0 dentro da supply chain aponta para processos cada vez mais focados nas necessidades de compra. O que se espera é um nível de alinhamento cada vez maior com o consumidor final, fugindo do desperdício de tempo e dos recursos em ações que pouco interferem na percepção do cliente.

Cadeia de suprimentos autônoma

A automação também tem presença marcante no relacionamento entre os diferentes elos dessa legítima engrenagem produtiva. Os processos automatizados reagem de forma calculada e antecipada às variações do mercado, por meio de dados e leituras, e dão base a uma operação integrada de cada stakeholder.

 

Covre e as novas tecnologias

Se o seu negócio procura eficiência em transporte e logística, numa operação alinhada aos tempos 4.0, saiba que a Covre já abriu as portas para a transformação digital na prestação de serviços desses segmentos.

Somos uma empresa atuante no mercado há mais de 50 anos e apta ao atendimento em todo o território nacional. Nosso trabalho é especializado, capacitado e certificado para servir às demandas dos setores e segmentos que se destacam na nossa economia. Sua dinâmica de deslocamento e logística pode contar com um parceiro de ponta!

Ficou interessado em saber mais sobre a Covre e receber novas informações sobre inovação, cadeia de suprimentos e Indústria 4.0? Assine a nossa newsletter e receba o melhor conteúdo!

« Voltar