5 maneiras de diminuir a emissão de gás carbônico nas estradas

15/03/2023


Entenda como uma logística bem planejada pode reduzir a emissão de gás carbônico ao meio ambiente

 

O aumento do consumo e emissão do gás carbônico provoca diversos impactos negativos para o meio ambiente. Entre eles, o efeito estufa que implica no crescimento do aquecimento global. 

Em novembro de 2022, um relatório realizado pela Global Carbon Project, afirmou que as concentrações de CO2 da atmosfera atingiram, em média, 417,2 partes por milhão (ppm), um valor 50% a mais dos níveis pré-industriais. 

Esses dados inclui o carbono em excesso emitido pelos caminhões, sendo eles, danoso tanto para o meio ambiente, quanto para a saúde humana. Afinal, apenas nos centros urbanos, o diesel é responsável pelos gases poluentes lançados no ar.

Entre eles, estão os principais gases, como:

  • Monóxido de carbono (CO)

Esse gás possui uma textura inodora e incolor, no entanto é extremamente prejudicial a oxigenação. Quando inalado, o CO é levado aos pulmões e, em seguida à diferentes partes do corpo. 

  • Dióxido de carbono (CO2)

Esse gás é considerado um dos mais prejudiciais à natureza, especialmente por ser um dos que mais contribuem para o efeito estufa e, consequentemente, ao aquecimento global. 

  • Dióxido de nitrogênio (No2)

O NO2 é invisível, no entanto, possui com um cheiro forte. Ela pode causar problemas respiratórios, irritação dos olhos e outras doenças infecciosas.

  • Dióxido de enxofre (SO2)

Esse gás pesado é lançado na atmosfera por meio da queima de combustível realizada pelo caminhão. E, além de gerar danos ambientais, também é prejudicial a nossa saúde. 

  • Hidrocarbonetos (HCs)

Durante a combustão desses combustíveis nos motores dos caminhões, os hidrocarbonetos são queimados e liberados na atmosfera como dióxido de carbono (CO2) e outros gases nocivos, como óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de enxofre (SO2).

Além disso, uma pesquisa realizada pelo CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, encomendada pelo Ics – Instituto Clima e Sociedade, apresenta um mapeamento dos principais desafios em relação à eletrificação dos transportes de carga no Brasil.

Contudo, podemos aproveitar outros meios para diminuir a emissão de gases poluentes ao meio ambiente, por meio de um bom planejamento logístico rodoviário, enquanto o desafio da eletrificação não é solucionado.

 

Diminuir o consumo de combustível

 

Uma das principais causas para a grande emissão de CO2 à natureza é o uso de combustíveis fósseis. Afinal, eles são um dos responsáveis pelos danos ao meio ambiente devido a grande porcentagem de gás liberado. Isso contribui para o rompimento da camada de ozônio e, consequentemente, o aumento do aquecimento global. 

Além disso, quando dirigimos com o tanque do caminhão na reserva ocorre um efeito de maior evaporação do combustível para o ar, gerando novamente impactos negativos na atmosfera.

Verificar a qualidade e procedência do combustível

Para garantir um transporte eficiente e sustentável nas estradas, é fundamental escolher um combustível de qualidade para seu caminhão. Ao optar por uma fonte de energia confiável e eficiente, você pode reduzir as emissões de CO2 e garantir o bom funcionamento do seu veículo. 

Isso não só ajuda a proteger o meio ambiente, mas também pode economizar dinheiro a longo prazo, evitando reparos desnecessários e reduzindo os custos de operação. Por isso, escolha com sabedoria e dirija com responsabilidade em direção a um futuro mais limpo e seguro.

Manter o caminhão regulado

 De acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), manter o caminhão regulado é uma das maneiras de controlar a quantidade de poluição jogada no ar.

Portanto, é importante manter o veículo sem alterações e estando de acordo com as especificações do fabricante. Isso inclui a calibração dos pneus, rodas alinhadas, e diversos outros fatores que poderão evitar o esforço alterado do motor. 

 

Não acelerar sem necessidade

Esse ponto também é conhecido como “esticar as marchas” por muito tempo. Esse procedimento pode forçar o motor do caminhão e aumentar o gasto de combustível. Um caminhão conduzido com tranquilidade contribui para a diminuição de CO2 no ar.

Troca dos filtros

É sempre importante saber o melhor momento para trocar os filtros de ar. Afinal, quando sujos, poderão aumentar o consumo de combustível, e consequentemente, o aumento da emissão de gases poluentes.

Opte por transportadoras sustentáveis

Além da qualidade, responsabilidade e agilidade nas entregas, é sempre importante optar por transportadoras que se importam com o meio ambiente e que se adaptam ao meio de trabalho de maneira sustentável. A Covre adota essa ideia!

Por que escolher a Covre para seu transporte de carga

A Covre está há mais de 50 anos no mercado, realizando operações logísticas por todo território nacional. Faz transportes de carga com eficiência e segurança. Por isso, está certificada para atender aos principais setores da economia brasileira, como indústria química, alimentícia e automotiva.

Para garantir a qualidade da entrega, a empresa utiliza equipamentos especializados para monitorar todo o trajeto de seus veículos. Atuando, inclusive, com importações e exportações.

« Voltar